segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Reverenciando Oxalá


Primeira grande festa religiosa do ano.


As baianas vestidas de branco como a pureza, levam em penitência as quartinhas brancas preparadas de véspera, cheias de flores, água de cheiro e o Asé dos terreiros de Candomblé.

Me encanta a pretura e a mistura das gentes, na brancura das vestes do tempo do Rei Sol.
Me encanta a reverencia a  Oxalá.
Me encanta o orgulho e o rebolado das negras.
Me encanta o movimento das quartinhas apoiadas nas ancas das Iyawôs.
Me encanta o balangar dos colares e rendas. Panos da Costa sobrepondo as anáguas e roupas.
O caminhar acelerado dos devotos e charangas, batucam o rítimo do cortejo até o Alto da Colina, onde derramam a água, as lágrimas e alegria de ter completado o trajeto.

 
 Claro que vou...

Um comentário:

  1. Poeta das letras e das imagens!
    Tua narrativa, ilustrada pelas imagens, fêz-me sentir lá!

    ResponderExcluir