sexta-feira, 27 de setembro de 2019

VIVÊNCIA PATAXÓ: DE 05 A 13 DE JUNHO DE 2020





Antigamente, na terra só existiam bichos; passarinhos, macaco, caititu, veado, tamanduá, anta, onça, capivara, cutia, paca, tatu, sariguê e teiu. Naquele tempo, tudo era alegria. Os bichos e passarinhos viviam uma grande união.

Um dia, no azul do céu, formou-se uma grande nuvem branca, que logo se transformou em chuva e caiu sobre a terra. A chuva estava terminando e o último pingo de água que caiu se transformou em um índio - Txopai. Um dia Txopai estava fazendo ritual e enxergou uma grande chuva. Enquanto a chuva caia, cada pingo se transformava em índio.

Txopai é o primeiro índio Pataxó a surgir na Terra e com a sabedoria de quem nasceu primeiro, ensina seus irmãos a caçar, pescar, plantar e sobreviver do trabalho, respeitando os recursos naturais.

Depois de ensinar a todos tudo que sabia, Txopai se despediu dando um salto, e foi subindo... subindo... até que desapareceu no azul do céu e foi morar lá em cima, no Itohã.





Nesse roteiro você vai conhecer essas e outras histórias vivendo em três aldeias no sul da Bahia, convivendo diariamente com os costumes e tradições da etnia Pataxó, povo originário do Brasil. Em cada aldeia visitada o grupo contará com um guia local para mostrar todos os encantos da região.


Explorando o litoral do extremo sul da Bahia, vai ver o local onde desembarcou o primeiro português no Brasil e observar a imponência das falésias da região.

Subir o Monte Pascoal, assistir e participar do Awê e Toré, aprender um pouco do Patxohã, ouvir as histórias, cantos e lendas, vivenciando a cultura do Povo Pataxó.





Essa é a nossa proposta para esse roteiro com duração de nove dias, quatro deles vivendo em aldeias da nação Pataxó. Presenciar, vivenciar e documentar essas experiências é a intenção dessa viagem, mas como vamos entrar em contato com uma cultura diferente, o visitante precisa ter a cabeça aberta e ver a verdade dos outros com o entendimento de um antropólogo.

Vamos partir de Porto Seguro, e entre os dias 05 e 13 de junho de 2020, seguiremos por cidades do extremo Sul da Bahia para viver e experimentar o universo Pataxó.

Serão disponibilizadas apenas seis vagas para fotógrafos, com disposição para descobrir possibilidades numa jornada de aprendizado e descobertas.




INFORMAÇÕES

֍. Todas as locações são de fácil acesso, exceto a subida do Monte Pascoal, mas os guias locais prestarão auxílio em todo o trajeto de subida e descida;
֍֍. Todo trajeto será realizado em veículo exclusivo e percorreremos aproximadamente 900 km;
֍֍֍. A hospedagem nas Aldeias Pataxó será feita no sistema de pensão completa nas habitações locais (café da manhã, almoço, lanche e janta) e poderá ser bem simples.

O que é oferecido aos participantes:
Consultoria e acompanhamento fotográfico durante toda a viagem, feita por Emídio Bastos;
Transporte terrestre privado, compartilhado entre todos os participantes;
     Acomodação dupla com café da manhã;

O que não está incluso no pacote de viagem:
v Equipamentos fotográficos;
v Hospedagem antes do início e após o final da viagem do roteiro;
v Passagens aéreas;
v Gorjetas;
v Despesas pessoais;
v Seguro de viagens e assistência médica;

O que levar para a viagem:
v Mala pequena, bolsa fotográfica, tripé, cabo disparador;
v Roupas leves, com proteção UV e que sejam fáceis de lavar nos hotéis;
v Repelente e protetor solar;
v Chapéu de abas largas;

QUANDO: 05 a 13 de junho de 2020;
QUANTOS: Serão oferecidas apenas 6 vagas;
QUEM: Fotógrafos que tenham interesse em fotografia documental, portrait, wildlife e landscapes;




֍֍֍ -  - ֍֍֍



Nenhum comentário:

Postar um comentário